A qualidade de um produto ou serviço é a capacidade deste em atender as necessidades e expectativas dos clientes, cada vez mais exigentes. Para tanto, padrões devem ser seguidos. E ao focarem na qualidade e, consequentemente, na eficiência, as empresas se abrem a uma cultura organizacional de melhoria contínua.
Nesse contexto, a abordagem Lean Six Sigma é uma das mais eficazes para se trabalhar o conceito de melhoria contínua, sendo orientada por dados, propiciando tomadas de decisões estratégicas e operacionais mais precisas, crescimento sustentável e vantagens competitivas duradouras no mercado. Ela integra os princípios de eficiência do Lean - focado na eliminação de desperdícios e otimização de recursos; com as técnicas de redução de variabilidade do Six Sigma - focada na redução de defeitos nos processos, via eliminação de causas de erros. Os benefícios incluem:
Redução de defeitos e variabilidade nos processos
Redução de desperdícios, melhoria do fluxo de trabalho, resultando em custos operacionais menores, produtividade maior e, consequentemente, maior margem de lucro
Menos retrabalho e desperdício de materiais, resultando em custos operacionais menores
Produtos e serviços de alta qualidade e entregues no prazo, com aumento da satisfação e a fidelidade dos clientes
Abordagem centrada no cliente, impulsionada por dados para a melhoria contínua.
A implementação do Lean Six Sigma pode parecer desafiadora, mas é perfeitamente viável, com a abordagem correta. Basicamente, metas são definidas e projetos são realizados para alcançar essas metas, da seguinte forma:
Descrição e análise dos processos, utilizando ferramentas como o Diagrama de Espinha de Peixe e o Gráfico de Pareto, para mapear e entender os processos atuais e identificar as principais causas dos problemas.
Identificação e priorização para melhorias dos processos que mais impactam nos resultados da empresa.
Definição de projetos, começando com projetos pequenos e de alto impacto, para demonstrar os benefícios da metodologia.
Formação de equipes multifuncionais, para liderar e sustentar as iniciativas de melhorias.
Identificação e uso de ferramentas Lean e Six Sigma necessárias e mais adequadas para cada projeto.
Contudo, para que o Lean Six Sigma possa ser implementado efetivamente e gere resultados expressivos, é fundamental que a empresa ter:
Processos e procedimentos operacionais bem definidos, padronizados e documentados.
Uma base de dados robusta e confiável, ou seja, coletados adequadamente, para a medição e análise dos processos.
Equipe treinada nos conceitos básicos do Lean Six Sigma e consciente do seu potencial para, inclusive, disseminar tais conhecimentos na empresa.
Só o estabelecimento desses pilares já gera empoderamento, a partir de uma visão tanto holística quanto segmentada dos processos da empresa; o que facilita definir metas de melhoria.
Um ambiente norteado pela melhoria contínua naturalmente contribui para o estabelecimento de um negócio mais sustentável, pois reduz o desperdício de materiais e energia (pegada de carbono menor) e promove condições de trabalho mais seguras. Além disso, catalisa iniciativas inovadoras, pois libera recursos para serem investidos no desenvolvimento de novas soluções e incentiva a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade na equipe, que passará a buscar novas maneiras de fazerem as coisas.
➡️Entre em contato, vamos conversar: contato@unlimi-tec.com